quinta-feira, 19 de março de 2009

Ainda sobre a Contag

A Contag - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - representa 20 milhões de trabalhadores. Tem 27 federações estaduais e 4 mil sindicatos municipais. É a mais capilarizada organização popular do país.

O sindicalismo rural tem suas singularidades, difere dos trabalhadores urbanos em sua forma de organização, seu calendário de lutas e outras particularidades. Sua composição política plural, na atualidade, não pode deixá-la amarrada a uma única central sindical. Foi sábia, portanto, a decisão de tornar a Contag independente, privilegiando, no entanto, uma relação mais próxima com a CTB e a CUT, centrais com maior inserção no sindicalismo rural.

O equilíbrio e a maturidade da direção da Contag ao tratar dessa matéria serão os grandes desafios da nova direção, encabeçada pelo gaúcho Alberto Ercílio Broch. De outra parte, a bandeira da unicidade sindical ganhou muita força com o apoio quase unânime dos contaguianos, o que deixa a CUT em uma saia justa neste item essencial de organização sindical.

A CTB sai fortalecida do 10º Congresso da Contag. Conseguiu firmar suas posições e sua marca, ganhou legitimidade e autoridade. Uma ou outra declaração com retórica exagerada deve ser debitada ao calor do momento. Sob a liderança lúcida dos sindicalistas identificados com a CTB na Contag, há um imenso caminho a ser percorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário