segunda-feira, 29 de junho de 2009

Golpistas!

Com cinismo, os golpistas assaltam o poder e "juram" respeitar o que eles acabaram de ignorar - a Constituição do país. Mesmo isolados internacionalmente - não consta nenhuma declaração internacional em defesa do golpe de estado - a parcela mais reacionária da elite hondurenha dá curso ao golpe, nomeando novo presidente e novos ministros (vide foto).

Os EUA, que tem 600 soldados estacionados na Base Aérea de Soto Cano, em Honduras, também não mostraram disposição de respaldar a aventura golpista que derrubou o presidente hondurenho.


A resistência interna (foto abaixo) e o isolamento internacional derrotarão os golpistas? Não se sabe. O presidente Manuel Zelaya deve se pronunciar na Assembleia Geral da ONU e a conjugação de todos esses fatores parece indicar que a direita golpista será obrigada a recuar. Até onde?
O calendário eleitoral de Honduras previa eleições para o próximo dia 29 de novembro, daqui a exatos cinco meses. Com o golpe, a institucionalidade foi quebrada e tudo pode se alterar.

A direita hondurenha, saída das catacumbas, vocifera o reacionário discurso de defesa da "democracia" contra os projetos de inspiração chavista que o presidente Zelaya encarnava.

Os próximos dias serão decisivos para a vida democrática de Honduras...

Um comentário:

  1. É verdade que nenhum Chefe de Estado declarou apoio ao golpe, isolando os golpistas hondurenhos. Mas vale resaltar a tese que alguns sustentam, ainda tímidos, na mídia. Me refiro à declaração de Mirian Leitão no Bom Dia Brasil de 30/06. Seguindo a opinião pública mundial, afinal de contas ela não é maluca, a articulista "condena" o golpe. No entanto, a continuidade do raciocínio dela levanta o perigo da postura "chavista" do presidente hondurenho como o motivo do golpe. Será que estou ficando maluco ou ela defende a mesma tese dos militares golpistas hondurenhos?

    ResponderExcluir