sexta-feira, 12 de junho de 2009

Eleições no Irã



Segundo projeções feitas nesta tarde de sexta-feira, o engenheiro Mahmaud Ahmadinejad, de 52 anos, deve ter sido reeleito presidente da República Islãmica do Irã. O país tem cerca de 69 milhões de habitantes e é uma pedra no sapato dos EUA.

O Irã tem uma parlamento unicameral de 290 membros, eleito por um período de quatro anos, como o presidente. O chefe de Estado vitalício é o aiatolá Ali Khamenei, comandante do Exército e responsável pela nomeação do chefe do Poder Judiciário. Ele pode, também, destituir o presidente da República, se este não obedecer a Constituição do país.

Ahmadinejad, se efetivamente vitorioso, terá mais quatro anos de governo, baseado em uma postura teocrática e nacionalista. Ele faz oposição à Israel e aos EUA e a principal tensão é o desenvolvimento da energia nuclear pelo Irã.


O Partido Tudeh, comunista, faz forte oposição e opta pelos chamados reformistas. Os comunistas no Irã atuam na clandestinidade e são perseguidos. É difícil compreender a complexa teia de interesses nesses processos eleitorais, já que toda a chamada mídia ocidental torce pela derrota de Ahmadinejad.


Nenhum comentário:

Postar um comentário