domingo, 2 de agosto de 2009

Ler é preciso

Eu comprei quatro livros sobre o Vietnã, dois no Mausoléu Ho Chi Minh e dois em uma livraria do aeroporto de Hanói. Lá mesmo, na insõnia noturna provocada pela diferença de fusos, eu li dois deles.
Os títulos da minha nova biblioteca são: 1) "Ho Chi Minh, Vida e Obra", editado pela Comissão de História do Partido Comunista do Vietnã; "Vietnã, uma Longa História, de Nguyen Khac Vien, líder do movimento patriótico de residentes vietnamistas na França (o nome do autor tem quatro acentos, dois deles na mesma letra, e uma espécie de cedilha no último "e", indisponíveis em nossos teclados de computador); "Documentos do X Congresso Nacional do Partido Comunista do Vietnã", realizado de 18 a 25 de abril de 2006, e "A Batalha de Dien Bien Phu*no Céu" que fala da maior e mais importante vitória dos vietnamitas, onde foram derrubados 34 aviões B52 (estratégicos) e 47 aviões táticos. Essa derrota, em dezembro de 1972, obrigou os EUA a assinar o Acordo de Paz em Paris (janeiro de 1973).
Cada B52, fortalezas voadoras nunca antes abatidas, tinha seis pilotos altamente especializados. Uma foto emblemática, que correu o mundo, mostra um piloto grandalhão dos EUA, cabisbaixo e de mãos erguidas, rendido por uma pequenina vietnamita, fuzil na mão e com um semblante de vitóriadiante do inimigo.
A derrubada de parte desses aviões B52 abalou o moral dos EUA. O livro fala dos 12 dias e noites do bombardeio sobre Hanoi e Haiphong , onde foram descarregadas 10 mil toneladas de bomba, o equivalente a uma bomba atômica sobre o Vietnã, e provoucou a destruição de 5.480 casas, 100 fábricas, hospitais, escolas e estação ferroviária, a morte de 2.368 civis e ferimentos em outros 1.355.
O imenso custo humano e material teve como contrapartida uma vitória que, sem dúvida, é uma das páginas mais heróicas da luta de resistência nacional da história contemporãnea.

* A Batalha de Dien Bien Phu foi realizada de 13 de março a 7 de maio de 1954. Dirigida pelo general Giap, os vietnamistas infligiram uma vigorosa derrota aos colonialistas franceses, que amargaram 7 mil mortos e 11 mil prisioneiros.O título do livro que trata da Batalha do Dien Bien Phu no céu é uma analogia histórica. Compara a façanha contra os americanos com a vitória contra os franceses, ambas vitoriosas. França e EUA, em 1954 e 1973, respectivamente, comeram o pó da derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário