domingo, 2 de agosto de 2009

Luta de idéias

Durante toda a minha estada no Vietnã, salvo discursos nos diferentes eventos, não houve proselitismo político para exaltar o país, o partido, a política ou a economia. Tudo era agendado com rigor militar nos horários, seja para as atividades políticas, culturais, sociais e até de turismo.
Nos hotéis, as TVs passam todos os canais de televisão dos países capitalistas centrais: CNN, BBC, ESPN, etc. A internet conecta o país ao mundo e o celular funciona bem, o que quer dizer que qualquer um pode ler o que quiser,falar com quem quiser, ter blog etc. e tal.
Como já disse, até o Brasileirão passa ao vivo por lá. A língua de lá é totalmente ininteligível para nós, mas há revistas e jornais escritos em inglês, língua, lembre-se, falada por muita gente, principalmente nas áreas de serviços (hoteis, comércio, aeroporto).
A obssessão do país é pelo crescimento. Vi muitas prédios e instalações industriais em construção, viadutos, estradas. Eles pisam no acelerador da economia e fazem de tudo para atrair capital privado estrangeiro, mão-de-obra qualificada e empresários também estrangeiros. Consideram meritório o enriquecimento individual lícito e exaltam empresários com capacidade gerencial e admnistrativa moderna.
A visão geral é de um país ainda pobre, mas não se percebe, pelo menos onde meus olhos alcançaram, a miséria absoluta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário