segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Roda de Samba

Consta que Pelo Telefone, composto em 1.917 por Ernesto dos Santos , o Donga, seja o primeiro samba brasileiro. Pelo Telefone teve diversas letras, mas a que prevaleceu foi a seguinte:

“O chefe da folia / Pelo telefone / Manda avisar / Que com alegria / Não se questione / Para se brincar. Ai, ai, ai, / Deixa as mágoas para trás / Ó rapaz! /Ai, ai, ai, / Fica triste se és capaz / E verás Tomara que tu apanhes / Pra nunca mais fazer isso / Tirar amores dos outros /E depois fazer feitiço…Ai, a rolinha / Sinhô, Sinhô / Se embaraçou / Sinhô, Sinhô/ É que a avezinha / Sinhô, Sinhô / Nunca sambou / Sinhô, Sinhô,/ Porque esse samba, /Sinhô, Sinhô, / É de arrepiar, /Sinhô, Sinhô,/ Põe a perna bamba / Sinhô, Sinhô, / Me faz gozar, / Sinhô, Sinhô.O “Peru” me disse/ Se o “Morcego” visse / Eu fazer tolice,/ Que eu então saísse / Dessa esquisitice / De disse que não disse. Ai, ai, ai, / Aí está o canto ideal / Triunfal / Viva o nosso carnaval. / Sem rival. Se quem tira o amor dos outros / Por Deus fosse castigado / O mundo estava vazio / E o inferno só habitado.Oueres ou não / Sinhô, Sinhô, / Vir pro cordão / Sinhô, Sinhô / Do coração, / Sinhô, Sinhô. / Por este samba”.

Símbolo de identidade nacional, ao lado do futebol (hoje nem quero falar nesse esporte definido como uma caixinha de surpresas) e do carnaval, o samba tem até o seu dia nacional – 2 de dezembro.

Tratado inicialmente com preconceito, o samba hoje rola solto em todo o Brasil e no exterior. Coincidência história, o primeiro samba surgiu no mesmo ano da Revolução Russa. Vai daí que…

Foi por essas e outras que os comunistas e sambistas de São Paulo realizaram neste domingo, na quadra dos Bancários, o II Encontro dos Sambistas do PCdoB. A ideia é estruturar e ampliar o trabalho partidário nesse segmento.


Na parte da manhã rolou um breve debate sobre o 12º Congresso do Partido e as relações históricas do samba com os comunistas. À tarde, que ninguém é de ferro, roda de samba com o grupo “Inimigos do Batente”, cerveja e churrasco.

Um comentário:

  1. Veja este video de marionetes cantando samba
    http://www.youtube.com/watch?v=Fbhy_erNI7U

    Abraço

    ResponderExcluir