quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sobre a crise

O professor Frederico Mazzuchelli fez interessante palestra nesta quinta-feira (10/9) sobre a crise do capitalismo na sede nacional do PCdoB. Didático e profundo, o professor aponta para um mundo em redefinição nos termos de funcionamento da economia e da sociedade.

Para ele, marchamos para o fim da hegemonia unipolar dos ianques para um mundo multipolar, ainda com a presença forte dos EUA, dividindo as rédeas do mundo com uma Europa forte, uma China fortíssima e também com os países emergentes como o Brasil.

Frederico Mazzuchelli destacou cinco pontos que, a seu ver, devem compor uma análise contemporânea do mundo:

1. O mundo será multipolar; 2. mundo não pode viver sem a presença ativa do Estado, é falácia a tese do mercado auto-regulável; 3. questão central é o controle do sistema financeiro e do crédito pelo Estado; 4. o capitalismo sempre reproduz suas mazelas, como o desemprego. Mundo não pode conviver com desemprego de dois dígitos (mais de 10%, como hoje). Decisões privadas não resolvem problema do desemprego, só a ação do Estado pode viabilizar o pleno emprego; 5. o Estado precisa se responsabilizar pela universalização da saúde e da educação, questão mínima para uma vida decente.

Por último, o professor aposta na queda irreversível do liberalismo e no ressurgimento, com novo vigor, das ideias progressistas e socialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário