segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Frente Ampla firme e forte no Uruguai!

A República Oriental do Uruguai é um país de 3,4 milhões de habitantes, formado basicamente a partir de imigrantes italianos e espanhois. Pelo bom padrão de vida que já teve, chegou a ser apelidada de a "Suiça da América".

O Uruguai foi protagonista da maior derrota da história do futebol brasileiro, ao vencer a seleção canarinho na final da Copa do Mundo em 1950, em pleno Maracanã, diante de 200 mil torcedores estupefatos.

Durante um bom período, eu me lembro bem disso, derrotar o Uruguai era questão de honra para os brasileiros, rivalidade esportiva praticamente igual a existente contra a Argentina. Hoje o Uruguai perdeu força no futebol e a rivalidade é bem menor.

Pero, nuestros hermanos, como a maioria dos países da América Latina,  também derrotaram  o conservadorismo neoliberal, representado naquele país pelos Colorados e pelos Blancos. Há cinco anos a Frente Ampla venceu as eleições e dirige o país com Tabaré Vasquez, ampoiando o leque de governos progressistas na região.

Nunca antes na história do nosso continente tantos fatores positivos se juntaram. Governos progressistas, integração e por aí vai. As Veias Abertas da América Latina, do grande escritor uruguaio Eduardo Galeano, parecem que sangram menos na atualidade.

Aqui no nosso Continente, ao contrário do que ocorre, por exemplo, na Europa, a esquerda, as forças democráticas e nacionalistas ganham força. Por isso a importância de cada disputa política, seja o repúdio ao golpe hondurenho ainda inconcluso, seja pela expectativa de manutenção da Frente Ampla (FA) do uruguai dirigindo o país irmão.

Neste domingo a Frente  Ampla  quase fatura a eleição no primeiro turno. Segundo projeções, a FA obteve 49,18% dos votos válidos. Com isso, José Mujica irá ao segundo turno contra o candidato conservador.

No Senado, a Frente Ampla conquistou a metade das cadeiras, perdendo uma vaga em relação à eleição passada. Ocorre que a legislação uruguaia prevê que o vice-presidente eleito ocupa a presidência do Senado. Com isso a Frente Ampla passa a ter maioria absoluta na Câmara Alta com a provável vitória no segundo turno.

Na Câmara Federal, com 99 cadeiras, a Frente Ampla deve eleger 50 deputados, o que lhe dá maioria absoluta. Sob qualquer ponto de vista, foi um resultado eleitoral positivo, demonstra a consolidação de um projeto político apoiado pela maioria dos uruguaios.

A direção e a militância da Frente Ampla, no entanto, achavam que podiam liquidar a fatura no primeiro turno, da mesma forma que nas últimas eleições presidenciais brasileiras antecipava-se uma vitória do Lula e a disputa foi para o segundo turno.

A Frente Ampla é favorita no segundo turno, mas enfrentará uma oposição conservadora unida. Como no futebol, eleição é uma caixinha de surpresas, daí um certo regozijo da direita uruguaia pela nova disputa, em novembro .

Vamos lutar pela vitória da Frente Ampla e manter a rota progressista de Nuestra America!

uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário