quinta-feira, 1 de outubro de 2009

SP/2010: Jogo embolado

1. Transferência do domicílio eleitoral do deputado Ciro Gomes para São Paulo; 2.  filiação ao PSB do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, candidatíssimo ao governo estadual; 3. lançamento da candidatura ao Senado do vereador paulistano Gabriel Chalita pelo PSB e ; 4. disputas internas no PSDB: resumo da ópera: bagunçou o coreto, ou os palanques, de São Paulo.

Os tucanos podem ir de Geraldo Alckmin, o primeiro colocado nas pesquisas, apesar do surpreendente desembarque de Chalita do PSDB, da  notória rivalidade do ex-governador com Serra, com o prefeito Kassab e, em certa medida, com Orests Quércia, por conflitos de interesse.

Do lado da oposição no Estado também faltam definições. O PDT parece ter abandonado a ideia de candidatura própria e flerta tanto com o PT quanto com o PSB. O PT parece inclinado a apostar no  nome de Antônio Palocci, mas não demonstra entusiasmo com a opção. Há até quem, na seara petista,  sonhe ainda com Ciro Gomes.

Pelas particularidades do Estado, é de se prever que a definição dos palanques paulistas se subordine a definição das candidaturas presidenciais, tanto da situação quanto da oposição.

 Com título eleitoral paulista na mão, Ciro tem duas cartas na manga: presidência ou governo de São Paulo. A disputa de Serra com Aécio ainda não acabou. Um exemplo das dificuldades no ninho dos tucanos: nesta semana, Zito, o prefeito de Duque de Caxias e presidente regional do PSDB do Rio, atacou Serra e declarou apoio a Aécio na briga interna.

Pelo lado do PT, o nome do problema é o candidato a vice-presidente. O favorito é o  PMDB de Michel Temer, que, inclusive, cobrou rapidez nas definições. A pressa, neste caso, pode empurrar Ciro as presidenciais.

É 2010 apenas começando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário