segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Boa semana para a CTB

Depois da vitoriosa realização do seu II Congresso, a CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - teve destacada participação na 6ª Marcha da Classe Trabalhadora e em outros eventos paralelos.

A 6ª Marcha reuniu cerca de 50 mil trabalhadores e colocou no topo da agenda a luta pela aprovação da emenda constitucional que reduz a jornada semanal de trabalho para 40 horas. Na semana da Marcha, a CTB e as outras centrais sindicais se reuniram com diversos ministros para debater agenda de interesse dos trabalhadores.

Com o ministro do Meio Ambiente,  discutiu-se temas vinculados às licenças ambientais e a participação dos trabalhadores em questões ligadas àquele ministério. Com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, foi discutida a pauta da 6ª Marcha, as controvérsias do sindicalismo brasileiro com setores do Ministério Público do Trabalho e a retomada das discussões sobre a terceirização.

Por último e mais importante, o presidente Lula recebeu os presidentes das centrais sindicais para continuar o debate a respeito da redução da jornada de trabalho, reajuste do salário mínimo e dos aposentados e matérias correlatas.

Tudo somado, comprova-se que a CTB hoje é uma central reconhecida e respeitada, ocupa papel progressivo na luta dos trabalhadores e consegue firmar com maior nitidez suas bandeiras classistas.

Um comentário:

  1. Olá Nivaldo,

    Uso esse expediente, para continuar nossa prosa, pós caminhada na ciclovia da Av. Inajar de Souza;
    Sim, no Brasil exitem quase que 90 milhões de usuários de bicicletas, sendo 60% dessas utilizadas prioritariamente como meio de transporte, um exemplo: http://migre.me/bKmP [fotos]; muitos desses trabalhador@s são sim, da base dos sindicatos da CTB ( entre outras centrais sindicais), inclusive o Sen Arruda (pc do B), tem a proposta de lei, visando a redução e/ou eliminção do IPI da bicicletas ( que cumulativamente, pagam até 48% de impostos - fed/est/mun)....
    .............
    Hj, a pouco via Twitter, começou a repercutir uma declaração ( falta-nos a confirmação oficial) do vereador Jamil Murad, sobre as bicicletas, que tomo a liberdade de reproduzir:
    @alinizinhazona dizer que bicicleta atrapalha o transito, além de lamentavel eh revoltante. vindo de um vereador que deveria lutar pelo povo - @jmurad ; entre outras..

    Fica a pergunta:
    E a CTB, sobre o modal bicicleta - existe alguma posição?

    ResponderExcluir