quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Conferência Nacional da Classe Trabalhadora

Nesta segunda-feira, primeiro de março, na sede nacional da CTB, haverá uma importante reunião das seis centrais sindicais* que deliberaram pela convocação de uma nova Conferência Nacional da Classe Trabalhadora.

A pauta da reunião terá dois pontos: o andamento da luta pela redução da jornada de trabalho e a preparação da Conferência. Pelo grau de unidade alcançado pelas centrais,  é grande a expectativa de que os trabalhadores joguem papel protagonista nesse decisivo ano de 2010.

Sem nenhuma dúvida, as eleições de outubro serão a batalha mais importante do ano. Haverá um verdadeiro plebiscito entre os que defendem a continuidade e aprofundamento do ciclo progressista inaugurado com o Governo Lula e as forças do conservadorismo neoliberal, as viúvas do FHC.

Mesmo mantendo sua independência, o movimento sindical não pode se omitir. Tem que ter posição nessa batalha. O fio condutor para orientar a ação dos sindicalistas é a luta por um projeto nacional de desenvolvimento com valorização do trabalho.

Essa luta se desenvolve em terreno mais fértil se o comando do país se paute pela defesa do progresso social, da democracia, da soberania nacional e da integração latino-americana, temas que deverão compor os debates da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora.

Uma vitória das forças progressistas nas eleições carimba o passaporte do Brasil para um futuro promissor. E os trabalhadores são a força social determinante para assegurar essa vitória.

[*CTB, CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central e CGTB]

Um comentário:

  1. É companheiro, sem dúvida é um momento muito importante para a classe trabalhadora, e acho que estamos no caminho certo unindo forças para aprofundar as mudanças iniciadas pelo governo Lula!

    ResponderExcluir