domingo, 4 de abril de 2010

As pesquisas eleitorais

Do jeito que as coisas vão, qualquer dia desses o TSE, para economizar, vai suspender as eleições e consultar os institutos de pesquisa para saber quem serão os eleitos. Para evitar erros, o método mais eficaz seria fazer uma média de todas as pesquisas.

Falo isso para lembrar que o Datafolha e a Folha de S.Paulo são de uma mesma empresa. A Folha não esconde de ninguém que tem o rabo preso com a candidatura Serra. Só isso já seria o suficiente para se desconfiar desse instituto.

Um exemplo: no fim de março, quando o governador paulista preparava sua renúncia, só pintavam notícias ruins para ele: greves no funcionalismo, atrasos nas obras do Metrô, do Rodoanel Sul e da Marginal do Tietê, crescimento de Dilma nas pesquisas e por aí vai...

Como um raio em céu azul, veio a boa notícia para as ambições presidenciais do tucano. Como um milagre, a gangorra eleitoral muda de lado: Serra sobe e Dilma cai. A pesquisa foi celebrada pela Folha e instantaneamente reverberada em outros veículos. Com isso, voltou a reinar a paz no poleiro dos tucanos.dilma-roussef-dilma-3

Quando voltava a bruxulear as lamparinas tucanas, eis que a Vox Populi joga água no chope do Serra. Esse instituto valida uma tendência de empate técnico entre Dilma e o ex-governador paulista.

Com quem a razão? Na guerra, a primeira vítima é a verdade, diz o dito popular. Mas, cá com os meus botões, parece-me mais lógica e coerente a sequência da Vox Populi.

A base multipartidária, a popularidade do presidente, a economia e o consumo crescendo, os palanques fortes nos estados, tudo conspira a favor da melhora da pré-candidata Dilma.

Só a mídia não enxerga isso, por confesso partidarismo. Essas constações não devem corroborar a tese, como falam os advogados, do "já ganhou". Em eleições, se começa a perder quando se acha que  já ganhou.

Por isso, quem quer a paz da vitória, que se prepare para a guerra eleitoral. Certo, Dr. Carl von Klausewitz?

3 comentários:

  1. Não conheço esse causudico, onde foi que ele postou o "já ganhou", um abraço.

    É os advogados estão com DILMA.

    ResponderExcluir
  2. é tempo de reservar um grande estoque de chá de camomila,os institutos de pesquisa com certeza na ansiedade de prestar serviços, aos mercadores do sistema financeiro,não tenho duvida ficara devendo,eleitores em sua somatoria

    ResponderExcluir
  3. "Por isso, quem quer a paz da vitória, que se prepare para a guerra eleitoral."

    A luta não será nada fácil mesmo, será um embate muito duro! A direita vai usar todas as armas que tem e mais as que não tem.

    Não se enganem, não teremos descanso em momento algum! Precisamos estar atentos 24 horas por dia.

    Vamos lutar como nunca! E Venceremos!!!!!

    ResponderExcluir