domingo, 9 de maio de 2010

19º. Copa do Mundo

De 11 de junho a 11 de julho próximos, a África do Sul sediará a 19ª. edição da Copa do Mundo. Trinta e duas seleções nacionais, divididas em oito grupos, participarão deste segundo evento esportivo mais importante do planeta (depois das Olimpíadas), o primeiro realizado na África.

A seleção brasileira está no topo do ranking da Fifa e é considerada uma das favoritas. Das 18 Copas já realizadas, em dez vezes o Brasil ficou entre os quatro melhores: venceu cinco vezes, foi duas vezes vice-campeão, duas vezes terceiro colocado e uma vez quarto.

Única seleção a participar de todas as Copas e a única a faturar dois títulos em outro Continente (1958, na Suécia, 2002, Japão)*, o Brasil jogou 92 partidas, com 64 vitórias, 14 empates e 14 derrotas. Marcou 201 gols e sofreu 84. O maior artilheiro de todas as Copas, com 15 gols, é o brasileiro Ronaldo, atual camisa nove do Poderoso Timão.

 As outras seleções com maior performance são a Itália com 4 títulos, Alemanha, com 3,  Argentina e Uruguai com dois. Inglaterra e França venceram uma vez cada uma. No total, a América do Sul e a Europa empatam com nove títulos cada uma.

Se o Brasil conquistar o hexacampeonato este ano na África do Sul, uma hipótese bastante plausível, poderá ampliar bastante sua hegemonia no futebol mundial, principalmente por que, em 2014, o país voltará a ser sede da competição.

Seja como for, a febre da Copa atinge o Brasil e o mundo. Um único dado atesta tudo isso: a última final da Copa, em 2006,  foi assistida pela televisão por 1,1 bilhão de pessoas. Nesta terça-feira, portanto, o técnico Dunga, ao anunciar os jogadores convocados para a Copa, se tornará a maior celebridade nacional do dia.

(*) Paulo Bretas me lembrou do título de 2002 (vide comentário).

3 comentários:

  1. Nivaldo,

    Vc esqueceu do outro título fora do continente: Japão e Coréia em 2002.

    ResponderExcluir
  2. Com 13 jogadores cedidos pras seleções brasileiras que sagraram-se capeãs mundiais, o SANTOS é o clube que mais talentos campeões ofertou a seleção canarinho. Comprovando que o Alvi-Negro da Vila Famosa traz sorte.
    Se Dunga observa-se a mística do futebol não exitaria em levar Neymar e Ganso, que ao lado de Robinho dariam o peso do esquete Santista na seleção. Isto confortaria pelo menos os mais superticiosos quanto a possibilidade de trazer o hexa.
    E futebol é 99% supertição e mística, o resto é detalhe.

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo teu blog. Está muito bem organizado, com informação muito útil e com um layout bem bacana.

    ResponderExcluir