sábado, 26 de junho de 2010

São Paulo: a hora da virada!

Onze partidos políticos concluíram a mais ampla coligação para as eleições em São Paulo. A chapa terá o senador Aloizio Mercante como candidato a governador pelo PT, o vice será o professor da USP, Coca Ferraz, do PDT, e os dois candidatos ao Senado serão Netinho de Paula, do PCdoB, e Marta Suplicy pelo PT.

Todos os fatores relevantes para a disputa deste ano estão mais favoráveis para a oposição aos tucanos em São Paulo. O produto certamente será melhor, ima disputa acirrada que pode derrotar os tucanos e, de quebra, garante um poderoso palanque para Dilma.

Enquanto a unidade e a boa convivência marcam o campo dilmista no Estado, o PSDB e seu candidato exibem cenas de fraturas cada vez maiores. A última é o traumático desfecho da escolha do vice do ex-governador paulista José Serra.

Irônico, César Maia, um dos caciques do DEM, afirmou que o PSDB acaba de lançar um livro em São Paulo, pela Editora Labirinto, chamado "Estratégia de como Perder Eleições". Promete pular fora do barco se o seu partido não compor a chapa presidencial.

A chapa tipo puro-sangue para as presidenciais, que segundo o mesmo César Maia nunca ganhou eleições desde 1945, provocou um tsunami nas relações entre os dois maiores partidos do conservadorismo brasileiro. Há até a ameaça de racha, tamanho o descontentamento entre os Democratas.

Tem sido assim nas últimas semanas. Só notícia boa no arraial da Dilma e só notícia ruim no poleiro dos tucanos. Uma jornalista da Folha, insuspeita, chegou a afirmar que a baixa resistência do Serra fez com que ele fosse atingido por uma doença oportunista. O agente da patologia atende pelo nome de  Álvaro Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário