segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Geografia da intenção de voto presidencial

O Ibope divide o país em 255 regiões para realizar suas pesquisas eleitorais. Municípios menores são agregados com outros do seu entorno e municípios maiores são desagregados por regiões. No total das regiões, a vantagem de Dilma é acachapante: 220 a 20!

O eleitorado de Dilma se concentra nas regiões norte e nordeste (em todas as faixas de renda) e na população de menor renda das regiões sul, sudeste e centro-oeste. Serra, portanto, se dá melhor fundamentalmente entre os eleitores de maior renda do centro-sul do país, com algumas exceções: Dilma vence, por exemplo, na zona sul do Rio de Janeiro e no Plano Piloto de Brasília, uma das regiões mais ricas do país.

Na Capital paulista, Serra leva a melhor nos bairros mais ricos e menos populosos: Higienópolis, Bela Vista (centro), Perdizes, Pinheiros, Lapa, Butantã (oeste), Jardins, Itaim-Bibi, Saúde, Ipiranga, Campo Belo (sudeste) e Tatuapé, Água Rasa, Belém e Penha (zona leste mais próxima do centro).

A massa de eleitores de Dilma reside sobretudo na periferia paulistana: Casa Verde, V. Brasilândia, Jaraguá, V. Andrade, Jd. São Luiz, Jd. Ângela, Capão Redondo, Cidade Dutra, Grajaú, Itaquera, São Miguel, Lajeado e Cidade Tiradentes.

Nas regiões de Sorocaba, Piracicaba e Ribeirão Preto Serra sai na frente, mas perde nos municípios da Grande São Paulo, do litoral, do Vale do Paraíba, Campinas, Itapetininga, Rio Preto, Marília, Araçatuba e Presidente Prudente. Araraquara, Bauru e Assis apresentam intenção de voto equilibrada entre as duas candidaturas.

A ampla vantagem de Dilma, no cenário apresentado, dificilmente será revertida, apesar do bombardeio midiático. Para desespero dos conservadores, Dilma deve ser eleita a primeira presidente mulher do Brasil já no primeiro turno.

Fonte: http://dilmavezportodas.blogspot.com/ (José Roberto Toledo e Daniel Bramattti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário