quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ilha de Gorèe, Senegal

A Ilha de Gorèe dista 3,5 Km de Dakar, capital do Senegal. Pequena, tem apenas 1,5 mil habitantes, segundo nos informou um morador local.

A Ilha de Gorèe (na foto ao lado, delegação da CTB em um museu chamado "Casa dos Escravos"), foi um entreposto que, entre outras coisas, deportou de 12 a 15 milhões de escravos para a América.

Essa ilha é muito bonita. Circundada pelo Atlântico, tem um casario e ruas estreitas que lembram áreas do período colonial brasileiro.

Descoberta por portugueses, mas dominada principalmente pela França, hoje é um patrimônio da humanidade e destino turístico importante para o Senegal. Muitas construções históricas são preservadas, moradores locais vendem pinturas, esculturas e pequenas obras de artesanato para os visitantes.

No interior dessa casa da foto, há diversas prisões. Uma delas, a mais macabra, era reservada aos escravos dito "recalcitrantes", uma solitária sem luz e sem ventilação. Visitar essa ilha é conhecer uma realidade dramática que também compõe a história de construção do nosso povo e do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário